PETRÓLEO




Espectáculo de Perfinst baseado em excertos do texto "Petrolio" de Pier Paolo Pasolini.

25 Junho a 21 Julho 2014, Quarta-feira a Segunda-feira, 19h.


PETRÓLEO, inspirado em capítulos da obra PETROLIO de Pier Paolo Pasolini (romance póstumo publicado pela primeira vez em 1992, no qual o escritor e cineasta andava a trabalhar quando foi assassinado, em 1975), é uma experiência integrada no conceito de PERFINST que, mais uma vez, propõe aos espectadores narrativas individualizadas e escolhas activas.


A cada trinta minutos o público pode entrar no espectáculo e circular entre zonas de representação simultânea, para escolher momentos de instalação, de performance, de imagem. Os textos que serviram de inspiração à leitura que a KARNART propõe da obra de Pasolini – éticos, interventivos e polémicos – estão contidos, entre outros, em Appunto 3, Introduzione del tema metafisico (Apontamento 3, Introdução do tema metafísico), Appunto 7, Turno della madre (Ap. 7, A vez da mãe), Appunto 8, Seguito (Ap. 8, Continuação), Appunto 10 Ter e Appunto 55, Il pratone della Casilina (Ap. 55, O campo da Casilina).

Trabalhou-se dramaturgicamente a partir do texto original de Pasolini publicado em 2005 por Arnoldo Mondadori Editore S.p.A., de Milão (publicação autorizada pela Giulio Einaudi Editore S.p.A., de Turim), e recorreu-se pontualmente (mais por espírito de curiosidade e comparação) à tradução de José Colaço Barreiros da edição de G. Einaudi Editore de 1992 e 1993, para a Editorial Notícias.

Em prol de uma sociedade livre e justa, e conscientes da sua missão de artistas, os associados da KARNART orgulham-se de apresentar esta Obra. Assim os nossos visitantes entendam.


FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA:

PRODUÇÃO
Karnart C. P. O. A. A.

CONCEPÇÃO, DIRECÇÃO E NARRAÇÃO
Luís Castro

CO-DIRECÇÃO ARTÍSTICA E IMAGENS
Vel Z

APOIO À DRAMATURGIA
Mónica Garcez

INTERPRETAÇÃO
Mariana Lemos
Fernando Grilo
Marcos Marques
Luís Castro

PAISAGEM SONORA
Adriano Filipe

ILUMINAÇÃO
Alexandre Costa

CARACTERIZAÇÃO
Karina Sterczl

APOIO À PRODUÇÃO
Cristina Cortez

APOIO AO VÍDEO
Artur Miguel


AGRADECIMENTOS
Andreia Luís
Artur Amaro
Didine Stauffer
Francisco Castro
Glenn Conroy
Julio Esteves
RV Studio
Sebastiana Fadda
Tiago Correia




A KARNART C. P. O. A. A. é uma estrutura financiada por GOVERNO DE PORTUGAL – SECRETÁRIO DE ESTADO DA CULTURA / DIREÇÃO-GERAL DAS ARTES e pela CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA, com o apoio para PETRÓLEO da FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN e da empresa MADE-2-WEAR.


Translate