ASSOCIADOS

Listados por ordem de antiguidade


LUÍS CASTRO
Nasceu em Nampula, Moçambique, em 1961, licenciou-se em Medicina Veterinária em 1984, completou o curso de Língua e Cultura Italianas em 1990. Da sua formação artística fazem parte ateliês e estágios diversos, a frequência da Escola Superior de Teatro e Cinema, o curso de Teatro da Universidade Técnica, aulas regulares no Actor's Centre, em Londres, e o estudo de Canto Lírico. Domina fluentemente as línguas inglesa, francesa e italiana, e trabalhou como Actor entre 1987 e 2000. Em 2001 fundou a KARNART C. P. O. A. A. – estrutura profissional dedicada à produção, criação e investigação artísticas –, onde tem vindo a forjar um conceito que cruza as Artes Performativas e as Artes Plásticas, o Perfinst, espelhado em espectáculos destacados e premiados (www.karnart.org). Tem leccionado, como professor convidado, na Escola Superior de Dança de Lisboa, na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, na Universidade Lusófona, e nos institutos Etic, Restart,World Academy.
luiscastro.karnart.org


VEL Z
Licenciado em Fine Art pelo Central Saint Martins College of Art and Design, de Londres, em 2001, VEL Z vive e trabalha em Lisboa desde então. Fundador e colaborador da estrutura de investigação e criação artística KarnART, onde assina espectáculos que cruzam a imagem digital com a representação performativa, colabora com vários artistas nas áreas de imagem para divulgação, fotografia, vídeo, estilização e som. 
Nasce em 1955, em Chaves. Inicia a sua actividade fotográfica na Suiça, onde colabora com o fotógrafo alemão Michael Ende com o qual mantém uma parceria regular. Trabalhou com os semanários Tages Anzeiger Magazin e o Zürich Tagblat, de Zurique e foi fotógrafa dos jornais Zofinger Tagblat e Aargauer Tagblat. Coloborou com o grupo de Teatro Mad Theater de Berna, e participou em várias exposições colectivas no Ochsen Cultur Ferein em Zofingen. Foi fotógrafa de várias revistas e de peças teatrais. É associada fundadora da KARNART C. P. O. A. A., cujos trabalhos tem fotografado.


PEDRO OLIVEIRA
Nascido em 1965 é musico, compositor e produtor musical desde 1983. Licenciou-se em direito pela Faculdade de Direito de Lisboa em 1990, tendo concluído uma pós graduação em direito da comunicação na Faculdade de direito de Coimbra. Colabora com a GDA, Gestão dos Direitos dos Artistas desde a sua criação em 1995, desempenhando actualmente as funções de Director Geral. É associado da KARNART desde 2002.


ISABEL GAIVÃO
Nasce em 1963. Em 1988 termina o Curso de Formação de Actores da Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa. Em 1991 frequenta vários cursos em Nova Iorque no Herbert Berghof Studio nomeadamente “Playwright”, Make Up” e Improvisation”. Em Televisão  destaca a sua participação na novela “Passerelle” em 1989 pela qual recebeu o prémio “Sete de ouro/revelação/televisão”. Em Cinema tem vindo a participar em várias curtas metragens de Paulo Abreu e em Teatro trabalha regularmente com os encenadores Luís Castro (KARNART), e Alexandre Lyra Leite (Inestética Companhia Teatral). Integra ainda o projecto para a infância “Histórias Magneticas” do músico de Jazz  Sérgio Pelágio. É associada da KT desde 2002.


ANABELA CARVALHO
Nasce em Lisboa em 1971. Licencia-se em Ciências da Comunicação, em 1994, pela Universidade Autónoma de Lisboa. Ingressa no Gabinete de Comunicação Social, da Câmara Municipal de Lisboa, em 1993. Após sucessivos concursos, progride na carreira de técnico superior de comunicação social. Em Julho de 2003, é nomeada Chefe da Divisão de Comunicação e Imagem da autarquia, onde se mantém até Maio de 2011. Desde Setembro de 2011, desempenha funções de assessoria de imprensa na União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), uma organização internacional de âmbito municipal. É associada da KARNART desde 2012. 


ANA MAGALHÃES
Nasceu em Lisboa, em 1974. É licenciada em Antropologia pela Faculdade de Ciências Socais e Humanas (UNL) e mestre em Turismo e Comunicação (FLUL / IGOT / ESHTE). Trabalhou como investigadora em projetos científicos, tendo realizado pesquisas etnográficas em torno de bairros sociais e minorias étnicas. Foi também docente no ensino básico (até 2012). Atualmente colabora em projetos de desenvolvimento comunitário e intercultural. Faz também pesquisa sobre cadeias operatórias artesanais e utensílios ligados à produção na área da alfaiataria e do crochet, sendo criadora de modelos originais nesta técnica. É associada da KARNART desde 2017.


ÓSCAR GRAVE
Aposentado da Administração Pública. Performer e Animador de Marionetas. Nasceu em Estremoz em 1951, reside em Lisboa, licenciou-se em Educação pela Arte e frequentou vários cursos e ateliês, nomeadamente o curso de Teatro da Universidade Técnica de Lisboa. Desenvolveu a atividade paralela ligado ao Teatro e ao teatro de bonecos onde deu formação durante vários anos no Teatro Lanterna Mágica. É associado da KARNART desde 2017.


GRAÇA FONSECA
Nasceu em Portalegre em 1953. Fez os cursos de Gestão Cultural com a Joan Jeffrey (UC, NYC), no CCB em 1998/1999, e de Restauro de Arqueologia no Museu de Arqueologia e Etnologia de Setúbal, com Luísa Ferrer Dais. Trabalhou na Culturgest, como assistente da Coleção da Caixa Geral de Depósitos, em 2012/2013. Desempenhou funções de direcção na Fundação António Prates em 2006/2009, em 2000/2004 trabalhou na organização da Feira de Arte Contemporânea de Lisboa, em 1993/1997 fez parte do Comité Organizador da ARCO Feira Internacional de Arte Contempóraneo de Madrid. Criou e dirigiu a galeria Graça Fonseca, vocacionada para a Arte Contemporânea, foi assistente da direção das galerias Luís Serpa (1983/1986) e Valentim de Carvalho (1988/1987). Dirigiu o laboratório de restauro do Serviço de Arqueologia da Zona Sul, em Évora, na equipa de Caetano Beirão, e fez escavações e restauro dos espólios do templo votivo de Garvão, Cisterna de Silves, zona exterior das grutas do Escoural na equipa de Rosa e Mário Varela Gomes. Fez parte da equipa de organização do Festival de Cinema da Figueira da Foz em 1979/1981. É associada da KARNART desde 2018. 


RODRIGO DIAS
N. 1969. Licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa em 1992 e concluiu a pós-graduação em Direito da Sociedade da Informação. Exerce advocacia desde 2001. Leccionou a cadeira de Direito de Autor e Criação Artística na Universidade Lusófona e é formador na área do Direito de Autor. Tem actividade regular como músico desde 1987. É sócio e fundador da Addacsystem, fabricante de sintetizadores modulares. É associado da KARNART desde 2018.

Translate