PAP - PROGRAMA AVANÇADO DE PERFINST 

Formação em Perfinst






KARNART

Formador LUÍS CASTRO

2019 |Setembro e Outubro


Sinopse 

MÓDULO A | O OBJECTO 
Introdução ao Conceito. Enquadramento e influências. O ciclo do Intérprete no Perfinst. A carga do Objecto. Metodologia. Visitas de campo. Tratamento e sistematização de objectos. 
MÓDULO B | O MÉTODO
Enquadramento. Práticas de composição. Relação de objectos. Instalações únicas e sequências de instalação. Registo. Dramaturgia de objetos. Dramaturgias de texto. 
MÓDULO C | O INTÉRPRETE
Ensaios e regras. Entrosamento de dramaturgias. Especificidades do Intérprete. Direcção de interpretação. Estilização e vertentes técnicas. Possibilidades de apresentação pública. 


Apresentação 

A KARNART Criação e Produção de Objectos Artísticos Associação (KT) leva a cabo uma iniciativa de formação especializada denominada Programa Avançado de Perfinst (PAP), com direcção de Luís Castro e colaboração de associados especializados, destinada a Estudantes de Artes e Profissionais em início de carreira, no activo ou aposentados, com interesse nas Artes de Palco e respectivas intersecções e cruzamentos, também com as Artes Visuais e a Ciência. 

A iniciativa conta com a parceria da Fundação GDA e do Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, entre outros, e tem como objectivo maior a sensibilização de profissionais para a teoria e prática daquele que é um conceito de investigação artística com expressão única a níveis nacional e internacional. 

As Artes Performativas e as Artes Plásticas, mais concretamente a Performance e a Instalação, estão na base do conceito de Perfinst (www.karnart.org/2015/12/perfinst-conceito.html) que Luís Castro investiga desde 1996, e que a estrutura que fundou e dirige forja, sustenta e produz desde 2001. 

O programa, com 162 horas de duração, é composto por três módulos de 54 horas que decorrem entre segunda-feira e quinta-feira com pausas ao fim-de-semana. Toda a formação terá lugar no espaço-sede da KT, o Gabinete Curiosidades Karnart (GCK), em Belém. 

A possibilidade de um formando se inscrever em módulos isolados é desaconselhada embora esteja prevista, ficando estas inscrições dependentes de vaga. O programa prevê a possibilidade de participação teórica de quatro “Observadores”, que participam nas sessões mas nelas não intervêm do ponto de vista prático. As sessões de trabalho serão objecto de regular captação de imagens. 


Público-alvo 

O PAP dirige-se, por ordem de prioridade, a cooperadores da GDA e a outros profissionais das Artes no activo ou reformados, jovens artistas em início de carreira, e estudantes de Artes. 

Embora a categoria “Observador” abranja qualquer área do conhecimento, será dada preferência a candidatos com formação académica ou currículo em Letras ou Ciências. 


Conteúdos 

MÓDULO A | O OBJECTO 
Introdução ao conceito de Perfinst; enquadramento e influências; o passado, espectáculos e eventos de referência; apresentação de estudos sobre o conceito levados a cabo por analistas e académicos; uma arte com ética; a consciência do intérprete no perfinst e do conceito na sua profunda ligação ao mundo; visitas de campo, urbe e praia; noção de objecto-com-alma, exemplos e biografias; recolha, análise, tratamento e sistematização de objetos. 
MÓDULO B | O MÉTODO 
Os extremos do perfinst e a ciência; o perfinst na era do Antropoceno: género, ecologia, tolerância; um método para o Perfinst; práticas de composição; instalações únicas e sequências de instalação; registo; dramaturgia de objetos, cruzamentos de dramaturgias, dramaturgias de texto: texto teatral, não teatral, ausência de texto, banda sonora; entrosamento de dramaturgias; colaboradores associados e valências fundamentais. 
MÓDULO C | O INTÉRPRETE 
Práticas do conceito; pontos de partida; o corpo no perfinst: a desinibição, a emoção; ensaios e regras; valências e especificidades do intérprete no perfinst; a neutralidade activa do perfinster e a contaminação pelas emoções; direcção de “actores”, meios e estratégias; estilização, exposição física, projecção de imagens sobre corpos; vertentes técnicas e tecnológicas; possibilidades de apresentação pública.


Calendário e horários 

Módulo A 

Horário | segunda-feira a quinta-feira, 14h-20h 
Subtotal Horas | 54 

Módulo B 

Horário | segunda-feira a quinta-feira, 14h-20h 
Subtotal Horas | 54 

Módulo C 

Horário | segunda-feira a quinta-feira, 14h-20h 
Subtotal Horas | 54 

TOTAIS | Dias: 27, Horas: 162 


Limite de participantes 

10 + 4 Observadores 


Custo 

Participantes: 
a) Três módulos: € 716,00. Como o custo desta formação conta com o apoio financeiro da Fundação GDA, que assume 70% do valor de inscrição dos participantes selecionados para a frequência total do curso, “Observadores” excluídos, o valor a pagar por cada participante é de € 215,00 
b) Módulo individual, desconto GDA não aplicável: € 300,00 
Observadores: 
Três módulos, desconto GDA não aplicável: € 400,00 
Módulo individual, desconto GDA não aplicável: €150,00 


Inscrição 

Processo de inscrição: 
1. Envio de mensagem electrónica para geral@karnart.org com manifesto de intenções, acompanhada de CV resumido e solicitando o esclarecimento de quaisquer dúvidas que subsistam; 
2. Aguardar recepção de Ficha de Inscrição e confirmação de vaga/disponibilidade por parte da Karnart; 
3. Devolução da Ficha de Inscrição preenchida, dados para facturação incluídos, anexando-se comprovativo de pagamento de 30% do valor da inscrição no caso da frequência total do Programa (€215), ou da totalidade do valor do módulo pretendido no caso de frequência parcial do Programa. 
4. Aguardar instruções subsequentes e a recepção do respectivo recibo de quitação. 


Objectivos 

a) Ficar munido de conhecimentos para o exercício da sua actividade profissional; 
b) Ficar munido de conhecimentos relacionados com um conceito original em processo de investigação; 
c) Ampliar ferramentas interpretativas; 
d) Permitir o reencontro com os seus corpos, voz, respiração, valências de imaginação, capacidades de improvisação; 
e) Estimular artistas de Artes Performativas para uma relação específica com as Artes Visuais; 
f) Estimular artistas de Artes Visuais para uma relação específica com as Artes Performativas, 
g) Enquadrar o conceito de Perfinst no âmbito dos seus pontos de origem: Artes Performativas e Artes Visuais; 
h) Estimular o cruzamento de várias áreas das Artes e destas com a Ciência; 
i) Experienciar um método de trabalho de inspiração científica; 
j) Partilhar com a comunidade artística a prática de um conceito de investigação que se tem mantido na esfera de um colectivo específico, mas que é profundamente dialogante com as práticas artísticas contemporâneas e consciente dos desafios que as sociedades actuais enfrentam relativamente a valores cívicos e ecológicos essenciais; 
k) Adquirir um olhar atento sobre temas dos patrimónios natural e cultural; 
l) Desenvolver pela Arte a sensibilidade integrada relativamente a temas de ecologia e sustentabilidade; 
m) Integrar a sensibilidade, artística, estética e humanista como forma de resistência a um mundo que se radicaliza cada vez mais nas desigualdades e na emergência de nacionalismos extremados; 
n) Contextualizar a identidade como património de reforço de pertença mas não de exclusão; 
o) Confrontar a múltipla exposição entre o urbano e o rural, entre o campo, a cidade e a praia. 


Avisos 

Só serão aceites inscrições para Módulos Individuais caso ao dia limite sobrem vagas nas inscrições para o conjunto de todos os Módulos do Programa. As inscrições parciais só serão consequentemente tratadas após conclusão do processo relativo às inscrições totais. 

O valor da inscrição contempla o acesso a comodidades do GCK (internet, utilização de algum equipamento de cozinha e escritório, duche, etc.) mas não cobre despesas de deslocação, alimentação ou per diem. 

A Karnart reserva-se o direito de não abrir o curso caso o número de inscrições não seja suficiente ou os candidatos não apresentem perfil adequado para a frequência do mesmo. Todas as quantias entretanto pagas à Karnart serão, nessas circunstâncias, devolvidas sem qualquer tipo de penalização.

A desistência voluntária de frequência do PAP não confere o direito ao reembolso de quaisquer montantes. 

No final da formação os participantes serão encorajados a preencher um documento de opiniões e sugestões, e será atribuído aos interessados um certificado de frequência do Programa. 

A frequência do curso pressupõe a cedência de direitos de imagem à Karnart para fins de divulgação e arquivo. 


Local 

Gabinete Curiosidades Karnart | Belém 
Avenida da Índia, 168 
1400-207 Lisboa 


Informações

geral@karnart.org | (+351) 211 992 927 | (+351) 914 150 935 
www.karnart.org 


Criações KT de referência 
YERMA Federico Garcia Lorca, EspaçoKarnart 2005 

HÚMUS Raúl Brandão, Galeria Monumental 2010 (Menção APCT e Prémio Autores SPA/RTP 2011, Artes Visuais / Melhor Trabalho Cenográfico) 

CAM - CONCEITO ARQUIVO MUSEU Armazém do Beco da Mitra 2012 (“Um dos dez melhores espectáculos do ano” Menção Balanço Expresso/Revista) 

PERFINSTMUSEUM Ciência Viva, Armazém do Beco da Mitra 2013 (“Um dos dez melhores espectáculos do ano” Menção Balanço Expresso/Revista) 

A FARSA Raúl Brandão, Teatro Nacional D. Maria II (direção artística João Mota) 2014 (Prémios Autores SPA/RTP e Globos de Ouro Caras/SIC 2015, Teatro / Melhor Actriz); 

HERMAPHRODITA Eugénio de Castro, Maria Matos T. M. 2015 (“Um dos dez melhores espectáculos do ano” Menção Balanço Expresso/Revista) 

COMMEDIA Dante Alighieri, São Luiz TM/Gabinete Curiosidades Karnart 2016 (“Um dos dez melhores espectáculos do ano” Menção Balanço Expresso/Revista) 

FOGO Ministério da Ciência, T. E. S., Teatro Thalia 2017 

QUIMERAS Mosteiro São Bento da Vitória/TN São João, Porto 2019 

IDÍLIO Gabinete Curiosidades Karnart 2019 


Apoios



e
Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa 



Translate